Dízimos no Novo Testamento

Um dos assuntos bíblicos que mais dividem opiniões diz respeito aos dízimos. Alguns defendem a validade desta doutrina bíblica no nosso contexto histórico; outros condenam essa validade afirmando ser esta uma doutrina de tempos passados. Mas o que significa a palavra “dízimo”? A palavra hebraica para dízimo é “ma’aser”, e significa literalmente “a décima parte”, ou seja, é a décima parte de alguma coisa. No contexto escriturístico, dizimo é a colaboração financeira que Deus vindica de nós, seus servos, para que sejam supridas as necessidades financeiras da sua obra na terra.

Os dízimos no Novo Testamento

Sabemos que no Antigo Testamento todas as tribos de Israel deveriam trazer os seus dízimos à casa do tesouro (v. Ml 3.10). A dúvida de muitos é quanto aos dízimos no Novo Testamento. Há muitos que afirmam não haver apoio bíblico para esta doutrina no Novo Testamento, o que é um conceito totalmente equivocado. Na verdade existe apoio escriturístico para o dízimo no Novo Testamento. Um dos tais apoios encontra-se em Mt 23.23, onde lemos:

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas” (Mt 23.23).

Note que no texto citado o Senhor Jesus diz: “e não omitir aquelas”, referindo-se, assim, à necessidade de continuarem dando os seus dízimos. Se o dízimo fosse abolido no Novo Testamento por Jesus, ele simplesmente teria dito: “devíeis, porém, fazer essas coisas e omitir aquelas”.Entendemos, então, que o próprio Jesus ratificou a doutrina do dízimo em seus ensinamentos, os quais se referiam aos princípios do reino dos céus (v. Lc 16.16).

Outra prova bíblica da validade da doutrina do dízimo em nossos dias está registrada na Carta aos Hebreus, onde lemos que Melquisedeque, tendo tomado os dízimos de Abraão e sendo um tipo de Cristo, nos foi dado como prova de que no atual sacerdócio, o sacerdócio de Cristo, que é segundo a ordem de Melquisedeque, os dízimos continuam em vigor para que continue havendo mantimento na Casa de Deus, afinal as necessidades financeiras da obra de Deus não foram abolidas.

Ev. Jaiton P. de Paiva

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Um comentário:

Anônimo disse...

o que e a Obra de Deus? pra você? e a igreja pq o dizimo e valido pra mim, se jesus falou ta tudo consumodo, e a morte de jesus e vâ, dizimo salva? jesus nâo falou ser fiel nos dizimos, mas falou ser fiel ate a morte e ganharà a coroa da vida,o dizimo e de Deus ou do homem?mim respoda fcobezerra@live.com