EVANGELISMO PESSOAL - UMA ORDEM A SER CUMPRIDA

A situação da humanidade é crítica, “pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). As almas clamam com agonia, pois estão submergidas no pecado e precisam de libertação. Os únicos, em todo o mundo, capazes de proferir uma verdadeira palavra de esperança para todas estas vidas são aqueles que um dia tiveram um encontro com o Senhor Jesus: os crentes. O evangelho do Senhor Jesus pelo povo de Deus foi entendido, e agora deve-se dar continuidade à obra iniciada por Cristo. O Evangelho é a palavra da salvação, e deve ser pregado a todas as nações do mundo:



“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações. Então virá o fim” (Mt 24.14).



“Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19).



“Mas primeiro o evangelho deve ser pregado a todas as nações” (Mc 13.10).



Podemos entender, através das Escrituras, que o destino final de muitas vidas tem muito a ver com a nossa disponibilidade em contribuir com o avanço do Evangelho, por isso mesmo o nosso Senhor nos exorta a nos mexermos para que estas vidas sejam salvas da condenação:



“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16.15,16).


O maior evangelista de todos os tempos



Ao longo dos anos surgiram homens comprometidos com o reino de Deus, e que muitas almas ganharam para o Senhor. Foram homens que ofereceram suas vidas como oferta voluntária a Deus, um sacrifício vivo; homens que oram, jejuam, se consagram e pregam com direção do Espírito Santo. Alguns dos nomes que ficaram na história podem ser mencionados: John Wesley, Charles Finney, Charles H. Spurgeon, Moody, Billy Graham, entre outros. Porém o maior evangelista de todos os tempos é aquele que quebrou as barreiras de separação entre os povos, venceu o pecado, venceu a morte, venceu a Satanás e está assentado à destra de Deus: o grande Jesus Cristo, nosso Senhor.

“E, vindo, ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto” (Ef 2.17).



“Chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou, num dia de sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Ao abrir o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres. Enviou-me para apregoar liberdade aos cativos, dar vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos, e anunciar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4.16-19).



Jesus é o nosso maior exemplo, e é nele que devemos nos espelhar. Ele é o evangelista-modelo para todos nós.



APRENDENDO A EVANGELIZAR COM JESUS



Um exemplo clássico do modo perfeito como o Senhor Jesus evangelizava àqueles que, naqueles dias, estavam dispersos na escuridão do mundo pecador é o diálogo que ele teve com a mulher samaritana do capítulo 4 do evangelho segundo João. Nesta passagem bíblica tão brilhante aprendemos muito acerca da maneira correta de se evangelizar a alguém.



Jesus, o evangelista que prega a qualquer tempo, a qualquer hora e em qualquer lugar



“[...] Ele deixou a Judéia, e voltou outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samaria. Chegou a uma cidade samaritana chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Estava ali a fonte de Jacó, e Jesus, cansado da viagem, assentou-se junto à fonte. Era quase a hora sexta” (Jo 4.3-6).



Jesus estava vindo da terra da Judéia onde, certamente, pregara o seu evangelho. Estava indo para a Galiléia onde, com certeza, tinha o objetivo de estar pregando mais uma vez. O texto bíblico, todavia, nos diz que era-lhe necessário passar por Samaria. Samaria era, também, uma cidade que precisava conhecer o amor de Deus. Ao amanhecer do dia, uma mulher não identificada pelo seu nome próprio, mas chamada apenas de mulher samaritana, veio à fonte de Jacó tirar água para o seu consumo. Com aquela mulher Jesus começou a conversar, enquanto seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Àquela mulher Jesus ensinou o caminho para o encontro do Pai, e desta conversa resultou o interesse de muitas pessoas em conhecer o Senhor Jesus, pois:



“[...] Deixando o seu cântaro, a mulher foi à cidade e disse ao povo: Vinde, vede um homem que me disse tudo o que tenho feito. Poderia ser este o Cristo? Saíram da cidade e foram ter com ele. Muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, por causa do testemunho da mulher: Disse-me tudo o que tenho feito. Diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; agora nós mesmos o ouvimos falar, e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo” (Jo 4.28-30,39,42).



Jesus, o evangelista que quebra as barreiras sociais



“Disse-lhe a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Pois os judeus não se dão com os samaritanos)” (Jo 4.9).



Existia uma grande barreira social que impedia o bom relacionamento entre os judeus e os samaritanos. Estes dois povos tinham muitas opiniões, pensamentos e costumes diferentes que os deixavam em extremos diferentes. Um bom evangelista como Jesus não poderia levar isso em conta, tendo em vista a grande necessidade de salvação para com todas as pessoas da terra. Ele pôs ao chão a barreira existente e demonstrou-se interessado em ajudar àquela mulher que vivia uma vida infeliz, longe da presença do Deus Eterno.



Jesus, o evangelista que era reconhecido por suas características



“Disse-lhe a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?” (Jo 4.9).



Quando Jesus encontrou-se com aquela mulher não houve uma apresentação pessoal por parte dele. Como, então, Jesus foi reconhecido como sendo judeu? É provável que a mulher o tenha reconhecido como judeu por causa do modo como se vestia, e isso se constitui, para nós, em uma grande lição.



A Bíblia nos mostra que as nossas características comportamentais valem muito. Essas características podem nos servir de ajuda na proclamação do Evangelho:



“O vosso procedimento entre os gentios seja correto, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1Pe 2.12).



“O que é mais importante, deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo” (Fp 1.27).



Nós, que somos filhos de Deus, devemos ser reconhecidos pelas nossas vestes brancas de justiça, com as quais devemos sempre estar vestidos.



Jesus, o evangelista que ensina como adorar de forma verdadeira



Os samaritanos adoravam no monte Gerizim; os judeus adoravam no templo. Eis, então, a pergunta: Qual o lugar mais apropriado para adorarmos a Deus? Jesus deixa claro que a verdadeira adoração pode fluir do nosso coração, independentemente do lugar onde estamos adorando. A adoração exigida por Deus é a seguinte: em espírito e em verdade.



CONCLUSÃO



Todos estes ensinamentos contidos na palavra de Deus devem ser postos em prática, pois aguardamos a sua volta, e muitos ainda precisam se arrepender dos seus pecados. Prossigamos em anunciar as bondades do Senhor.


Ev. Jaiton P. de Paiva

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Um comentário:

Alexandre Pitante disse...

Paz, Jailton.

Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

Estou seguindo o vosso blog.

Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

Siga-nos também.

Fica com Deus.
Um abraço, Alexandre Pitante.